Blog

Do vestido à saia: conheça a moda andrógina que ganhou destaque no BBB

Trazido por Fiuk na casa mais assistida do Brasil, o estilo consagrado por David Bowie volta a ter protagonismo com o brother, além de ter em Harry Styles e Jaden Smith outros adeptos famosos.

Muita gente ainda se espanta ao ver homens com roupas tidas como femininas, no entanto, a história mostra que o estilo andrógino faz parte da sociedade há muito tempo e agora está voltando com peças mais estilizadas. Antes de ganharem os holofotes, peças como saias e vestidos faziam parte das vestimentas de todas as civilizações, enquanto as calças eram usadas apenas para quem montava a cavalo. Somente no século XVIII que a alfaiataria se tornou uniforme pra homens, especificamente pra remeter a elegância e simplicidade.

Todas as ideias de construção dos looks andróginos carregam muito mais que apenas uma roupa pura e simples, afinal, é preciso encarar inúmeros preconceitos, quebrar paradigmas e ter a liberdade como sua motivação principal. Por isso, o estilista que vestiu Fiuk não só no BBB, mas antes de sua entrada na casa, afirma que além de receber muitas visitas de homens heterossexuais em sua loja, as peças que ele vende ainda possuem um enorme bloqueio entre homens.

O ponto chave na discussão sobre o estilo andrógino não é exatamente falar sobre o gênero das peças nem de sexualidade, mas sim a liberdade de ser quem você quer ser. O estilista de Fiuk, Jay Boggo também conta que muitos homens héteros entram em sua loja e elogiam saias, dizendo que querem usá-las e afins. E ele sempre os aconselha da seguinte forma “Não gaste seu dinheiro na dúvida. Não precisa comprar, mas brinca, prova, vê como você se sente”. O encorajamento pra que a pessoa se sinta confortável é muito mais importante do que simplesmente a venda final pra Jay.

Jay Boggo

E no meio de toda essa discussão, é sempre legal lembrar que esse estilo já foi consagrado por outros nomes na história, sendo o principal deles David Bowie. Em um de seus álbuns mais famosos, ele usou um vestido e honrou todo o movimento hippie que acontecia nos Estados Unidos e na Europa em que diversos homens usavam saias em nome da liberdade.

David Bowie

E não é só Fiuk que vem se tornando conhecido por esse estilo. Filho do astro Will Smith, Jaden Smith ganhou o apelido de “o cara que usa vestidos e saias’. E o objetivo dele é esse de quebrar os paradigmas e estereótipos que envolvem os gêneros na hora de se vestir, além de fugir totalmente do padrão.

Jaden Smith

Outra estrela que é um ícone da moda e se identifica com o estilo andrógino é Harry Styles. O ex vocalista do One Direction tem diversas saias e vestidos em seu armário. O cantor já recebeu diversas críticas por seu estilo, no entanto, aprendeu a superar essas barreiras com muita personalidade. Sem medo de ousar, ele afirma que não existe essa coisa de roupas para homens e para mulheres, e, uma vez que se quebra essa barreira, você se torna livre pra escolher vestir aquilo que deseja, sem se limitar a algo.

Harry Styles

E você, usaria o estilo andrógino no seu dia a dia e sairia numa com um vestido e tênis por aí como Fiuk fez no BBB e tantas outras estrelas mundiais têm feito como forma de expressão? 

Anterior
Próximo

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossa loja. Ao navegar em nossa loja, você concorda com o uso de cookies?

Ok, entendi
×

✔️ Produto adicionado com sucesso.