Peça coringa em qualquer guarda-roupa masculino, a jaqueta é a pedida certa para incrementar o visual. Separamos algumas gafes que você deve evitar para não carregar a composição!
1 – Comprar sem provar ela fechada
Por ser uma peça com corte padrão, é comum acharmos que qualquer jaqueta do nosso tamanho vai cair bem. Mas não é bem assim! E um dos principais erros cometidos é prova-la sem fechar o zíper.
Dependendo do recorte, seja slim ou oversized, a aparência dela fechada pode transformar o seu visual em segundos. Experimentou e já achou apertada? Então tente fechá-la! Na maioria das vezes, acaba ficando muito apertado e a peça perde todo o conforto.
A jaqueta não deve ser usada só como sobreposição, então compre uma que não limite seus movimentos e fuja dessa gafe!
2 – Escolher o tamanho errado
O caimento faz toda a diferença. A jaqueta pode ser de marca, bonita e elegante, mas, se você veste e ela não fica legal, pode apostar que todas essas vantagens vão passar batido.
Se o modelo não for oversized, que propositalmente é de tamanho maior, ficará nítido a sobra de tecido na peça, nas laterais e nas mangas. Para deixar o nosso visual equilibrado, é fundamental comprar no tamanho certo.
A costura deve sempre acompanhar a linha dos ombros! Além da jaqueta, isso também serve para camisetas, camisas e blazers.
3 – Investir no comprimento errado
Você já encontrou uma peça do seu tamanho, mas ainda assim se incomodou com o comprimento? Saiba que isso é super comum!
Trouxemos uma dica de ouro para você verificar se o comprimento está correto no seu corpo. Fique de pé, estique os braços para baixo e o comprimento máximo da peça deve ficar aproximadamente na altura entre o punho e o início do polegar. Esse ponto tende a funcionar muito bem entre os homens.
Caso tenha as pernas longas, considere o início do polegar, ok? Ninguém merece vestir uma peça muito grande ou muito pequena. O desconforto e a gafe continuam iguais!
4 – Exagerar nos detalhes do visual
Além de proteger do frio, a jaqueta é super usada como sobreposição para dar aquele destaque no look! Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher a sua.
Se você quer apostar em um modelo com muitos detalhes, aplicação de tecidos diferentes e uma padronagem fora do padrão, é recomendado que o restante do visual seja básico e livre de estampas muito chamativas.
Isso porque entregar muita informação pode deixar a sua produção super pesada e, no fim das contas, perder todo o estilo! Para evitar esse erro, escolha uma peça do seu visual como o destaque principal, ou seja, aquele que vai ganhar o foco de toda a composição.
5 – Dica extra: abusar nos acessórios
Além dos detalhes da jaqueta, é importante falarmos sobre os acessórios! Afinal, eles também podem ser usados com essa peça.
Faz tempo que o guarda-roupa masculino ganhou mais acessórios, como colares e pulseiras, relógios, chapéus e até meias coloridas. Esses detalhes deixam o look muito mais interessante, isso se você souber usar.
Aqui vai uma dica de ouro: equilíbrio é a palavra-chave para usar acessórios. Não coloque vários ao mesmo tempo, pelo ao contrário, escolha aquele que faz sentido para o visual e dê vida a composição.
E aí, curtiu o artigo? Aproveite o que acabou de aprender e tire suas jaquetas do armário para separar algumas combinações! Visualmente tudo faz ainda mais sentido.
Continue acompanhando nosso blog e fique ligado nas últimas tendências e novidades do mundo da moda.