OS DESCONTOS SERÃO APLICADOS NO CARRINHO
×

Blog

Yves Saint Laurent: conheça a história do estilista francês que revolucionou o mundo da moda

Saiba mais sobre a história do estilista frânces Yves Henri Donat Mathieu-Saint-Laurent, criador da grife YSL presente até hoje numa das casas de alta-costura mais marcantes do mundo fashion.

Nascido em 1936 na cidade litorânea de Orã, na Argélia, Yves Saint Laurent – como é popularmente conhecido – sempre demonstrou seu amor pelo universo da moda. O primeiro sinal foi notado quando criança pela família, desenvolvendo bonecas de papel com detalhes complexos e completos.

Sua vida começou a mudar aos 17 anos, quando ganhou o concurso promovido pela International Wool Secretariat por desenhar o melhor vestido para coquetel. Ele mal imaginava o quanto essa premiação abriria as portas para o mundo da moda!

Yves Saint Laurent

Poucos anos depois, Yves foi chamado para trabalhar na Maison Dior como costureiro chefe da grife e permaneceu por lá até 1960. O estilista teve o trabalho interrompido pela convocação para o serviço militar na Argélia, que ocasionou problemas psicológicos e internações em clínicas psiquiátricas para tratamento após a má experiência que vivenciou por lá.

Mas isso não comprometeu seu destaque nas passarelas! Em um jantar de estreia do estilista para a Dior, Yves conheceu Pierre Bergé. Eles ficaram conhecidos como o primeiro casal homossexual público da França e, depois de 18 anos de relacionamento, permaneceram amigos e parceiros de negócios.

Criação da grife

Esse negócio nada mais é do que a criação da grife em 1962, quando o estilista saiu da Dior e, com a ajuda financeira do seu companheiro Pierre, fundou a aclamada marca. Desde o início de seu trabalho, a modernidade foi um dos fundamentos e inspirações da grife.

Yves era um visionário e passou a criar algo que não se via muito no mercado: roupas práticas, mas com linhas muito sofisticadas. Essa tendência marcou moda nas décadas de 60 e 70. Das criações mais famosas do estilista, há o vestido trapézio, botas de cano longo e  terninho feminino. Em 1970, o estilista lançou a sua primeira coleção masculina marcando sucesso como as anteriores.

YSL Vestido Mondrian

Ao criar modelos que davam contraste entre clássico e moderno, feminino e masculino, o estilista se transformou em um ícone que traduzia criatividade, personalidade e ousadia em todas as suas peças! 

Legado

Mesmo após seu falecimento em 2008, hoje o universo feminino e masculino da YSL apresenta uma proposta contemporânea com detalhes inspirados no glamour rock ‘n’ roll, valorizando a alfaiataria moderna, silhuetas sedutoras e estampas exóticas que expressam uma elegância rebelde e original.

 

Hoje a marca possui mais de 90 lojas espalhas em diversos países para atender o seu público. Além do vestuário, o universo YSL oferece chapéus, joias, óculos, perfumes e muito mais.

E aí, curtiu a história de Yves Saint Laurent? Assim como o maior estilista do século XX, nós também valorizamos na linha Essentials a elegância com peças práticas, versáteis e atemporais. Clique aqui para conhecer a coleção e componha looks ousados para usar em qualquer ocasião!

Anterior
Próximo

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossa loja. Ao navegar em nossa loja, você concorda com o uso de cookies?

Ok, entendi
×